Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Crumble de Maçã Tolerante

O crumble de maçã é um "best-of" cá de casa :) Pedem-me muitas vezes para fazer, e eu acedo de bom grado. É super fácil de fazer, não tem lactose nem gluten, e combina maravilhosamente com uma bola de gelado de baunilha sem lactose.

 

Há muitas variantes do meu crumble. Hoje fiz o de maçã, mas também costumo fazer com pêra, ou com frutos vermelhos. E um dia destes quero experimentar com pêssego e ameixas, numa versão especial de verão :)

 

Para fazer o crumble, descasquei e cortei as maçãs em tiras, que fui colocando num bacia onde juntei sumo de meio limão para não oxidar enquanto cortava o resto. Depois coloquei num pirex, com canela, 2 colheres de sopa de açúcar mascavado, e 1/2 colher de chá de extrato de baunilha. Levei a amolecer uns minutos no microondas com um bocadinho de água. Enquanto isso, preparei o topping. Faço sempre a olho, o suficiente para cobrir a fruta. A mesma quantidade de farinha de milho e de açúcar mascavado, e cerca de 1/5 da mistura de margarina líquida (0% de proteínas) ou de manteiga de soja, e misturei com um garfo até ficar com uma textura parecida com migalhas de bolacha, umas maiores, outras mais pequenas. Deitei a mistura por cima das maçãs e levei ao forno a 180º por cerca de 20-30 minutos até estar a borbulhar e depois aumentei a temperatura uns minutos para ficar tostado por cima.

 

Como referi anteriormente, há muitas variantes. Para além de alterar a fruta que utilizo, por vezes reduzo a quantidade de açúcar e manteiga ao juntar xarope de ácer à farinha. Como é muito doce, e torna a mistura mais húmida, consegue-se reduzir no açúcar e na manteiga, obtendo o mesmo efeito com menos calorias. Também costumo juntar amêndoas laminadas, ou aveia (costumo usar da normal, porque não sou alérgica ao gluten :P), consoante pretendo que o topping fique mais crocante, ou passas de uva ou de arandos, se pretender que fique mais doce.

 

No final, juntei uma bola de gelado de baunilha, que combina muito bem com o crumble quentinho... mas sozinho também não fica nada mal ;)

 

IMG_20150628_211507

 

 

  

IMG_20150628_210933

 

 

Ingredientes (entre 6 a 10 pessoas):

3 ou 4 maçãs reineta médias ou grandes (o suficiente para cobrir o fundo dum pirex)

1/2 limão

3 colheres de sopa de açúcar mascavado

2 colheres de água

1 colher de chá de extrato de baunilha

Canela q.b.

 

Para o topping:

1 ou 2 chávenas de farinha de milho (consoante a quantidade de fruta)

1 ou 2 chávenas de açúcar mascavado

Margarina ou manteiga de soja

 

 

Boas receitas!