Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Crumble de Frutos Vermelhos (super simples)

Já falei aqui anteriormente do meu famoso crumble de maçã, sem glúten e sem lactose. É a sobremesa com mais saída cá em casa, todos os meus amigos adoram, e eu e o P também. Mas, apesar de não ter glúten nem lactose, leva uma quantidade generosa de acúçar e, talvez por isso, actualmente só o fazemos de tempos a tempos, geralmente a pedido de algum amigo.

 

Esta 6ª feira deu-me um súbito desejo de fazer um crumble para terminar em beleza o nosso jantar caseiro de pizza e vinho. Queria tirar a pizza do forno e colocar o crumble para cozinhar enquando jantávamos portanto tinha de ser muito rápido. Felizmente tinha comprado frutos vermelhos no Celeiro a caminho de casa, mesmo perfeitos para a ocasião. 

 

Coloquei os frutos vermelhos no pirex, e o P foi ajudando a preparar o resto. Eu ia debitando e ele ia juntando numa taça. Nada como um esforço de equipa bem sincronizado para fazer as coisas de forma rápida e eficiente ;) Para a cobertura, em vez da (minha) tradicional mistura de farinha de milho, açúcar mascavado e manteiga/ margarina vegetal, utilizei 1 chávena de flocos de aveia, 1/2 chávena de farinha de milho, 1/4 de chávena de xarope de ácer, e 1 colher de chá generosa de ghee, para lhe dar aquele sabor amanteigado. Em alternativa, podem usar óleo de côco, mas em maior quantidade (1 colher de sopa deve chegar). Misturei tudo num recipiente com um garfo até estar bem envolvido mas ainda com grumos. 

 

Cobrimos os frutos com a mistura e seguiram para dentro do forno, de onde tinha acabado de sair a pizza (missão cumprida!!), onde cozinharam cerca de 25 mins em forno pré-aquecido a 180º. Comemos devagar, mas ainda tivemos uns minutos para o jantar "acamar" enquanto esperávamos. 

 

Caso gostem das vossas sobremesas mais doces (nós gostamos das nossas doces q.b.) podem espalhar uma colher de sopa de xarope de ácer por cima para lhe dar um toque mais doce e ainda mais crocante, porque o xarope deverá ajudar na "caramelização". 

 

Comêmo-lo imediamente, ainda quente e sem nada a acompanhar - e estava maravilhoso - mas eu adoro acompanhar o crumble com uma bolinha de gelado (idealmente caseirinho e sem lactose) para criar o contraste quente frio ;) De qualquer forma, mesmo assim simples, soube maravilhosamente. Era mesmo o que me estava a apetecer. Com a vantagem de ser tão saudável que convertemos o que sobrou no pequeno almoço do dia seguinte :) Win-win ;) 

 

IMG_20171110_212608 b.jpg

 

IMG_20171110_212805 b.jpg

  

IMG_20171110_212927 b.jpg

  

Na versão de pequeno almoço acrescentámos umas colheres de sopa de "quark" de soja sem açúcar da Provamel, e maqui em pó. 

 

IMG_20171111_101744 b.jpg

 

IMG_20171111_101940 c.jpg

 

Estou-me neste momento a controlar seriamente para não ir a correr fazer outro. Com maçã e canela, para variar ;)

  

Ingredientes:

250g de frutos vermelhos

1 chávena de flocos de aveia

1/2 chávena de farinha de milho

1/2 chávena de farinha de milho

1 colher de chá de ghee/manteiga clarificada

(ou 1 de sopa de óleo de côco)

 

Colocar os frutos vermelhos (outra fruta que gostem) no fundo do pirex, misturar os restantes ingredientes , e colocar por cima numa camada uniforme. Cozinhar cerca de 25-30 mins num forno pré-aquecido a 180º. Os mais gulosos poderão espalhar uma colher de sopa de xarope de ácer por cima para o tornar mais docinho, e ainda mais crocante.

 

Dica: para um crumble AINDA mais rápido, podem substituir o preparado de flocos de aveia e farinha por bolachas saudáveis que tenham em casa, como fizémos com as nossas bolachas de amêndoa e cacau. Simplesmente esmaguei as bolachas para cima dos frutos, e levei ao forno cerca de 10-15 minutos. Mais rápido que isto não há! ;)

 

 Picture1 b.jpg

 

Boas receitas!