Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Crepes de Alfarroba (sem lactose e sem glúten)

Diria que 99% das nossas refeições são feitas à mesa, com a TV desligada, para apreciarmos devidamente a comida, e porque acreditamos que é um hábito familiar (e não só) saudável. Mas ontem à noite cheguei a casa super cansada, e estava a fazer planos de me sentar no sofá, mandar vir comida, e não mexer uma palha o resto da noite.

 

Encomendámos um sushi (adoro o menú low carb do Home Sweet Sushi), preparámos os tabuleiros com a comida, com toda a boa intenção de fugir à regra só por uma noite, e jantar a ver um filme. Mas à primeira colherada de sopa miso percebi que a coisa não ia funcionar e acabámos por comer à mesa. Verdade seja dita que soube bem melhor ;)

 

Não contente de ter deixado cair por terra parte da minha resolução para a noite de 6ª feira, o universo decidiu que no final do jantar quer eu quer o P iríamos ficar com um súbito desejo de comer um docinho. Já de pijama vestido e com zero vontade de sair, restou-me inventar qualquer coisa rápida com o que tínhamos em casa, quebrando a segunda parte da resolução da noite ;)

 

A parte boa é que o crepe ficou tão maravilhoso que acabámos por repetir a receita - a dobrar - ao pequeno almoço. Para a versão sobremesa usei 1 ovo, 2 colheres de sopa de polvilho doce, 1 colher de sopa de farinha de alfarroba, 1 colher de sopa de geleia de tâmaras e 2 colheres de sopa de leite de amêndoa. Misturei tudo muito bem com a vara de arames para ficar bem homogéneo, e fritei cerca de 2 minutos numa fridigeira com um pouco de óleo de côco. Usei apenas o suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Quando estava quase seco, dobrei e deixei tostar um pouco dos 2 lados antes de retirar e repetir com o resto do preparado. Por fim, finalizei com um pouco de manteiga de amêndoa e geleia de côco. Ficámos absolutamente apaixonados. Acho que vai estar em elevada rotação cá por casa nos próximos tempos.

 

DSC00083 b.jpg

  

Para a versão de pequeno almoço dupliquei as doses, excepto a geleia de tâmaras, que usei apenas 1/2 colher de sopa. Mantivémos os mesmos toppings porque ficaram maravilhosos, mas acrescentámos fruta. O nosso pequeno almoço tem sempre - sempre - fruta :) 

 

DSC00093 b.jpg

 

Ingredientes (para 2 crepes):

1 ovo

2 colheres de sopa de polvilho doce

1 colher de sopa de farinha de alfarroba

1 colher de sopa de geleia de tâmaras

2 colheres de sopa de leite de amêndoa

 

Toppings:

Manteiga de amêndoa

Geleia de côco

 

Misturar bem com a vara de arames, e verter metade do preparado para uma fridigeira com um pouco de óleo de côco. Espalhar para cobrir o fundo da frigideira e deixar fritar uns minutos antes de dobrar e retirar. Repetir com o 2º crepe. Finalizar com toppings a gosto.

 

Boas receitas!