Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Crepes "Asiáticos" com Abacate e Manga

Antes de mais, se fizerem esta receita, não se esqueçam das sementes de sesámo. Eu esqueci-me e ainda estou a bater com a cabeça na parede. Teriam sido a cereja no topo do bolo. Desabafo feito... Esta "receita", se é que se pode chamar receita a isto, acabou de entrar para o meu top 10 de alternativas à tradicional salada. É maravilhosa, confiem em mim ;) E super rápida, e prática e nutritiva. Tem tudo a seu favor.

 

Começámos por partir uma cenoura pequena e meio pepino sem sementes em palitos. Depois partimos uma manga e meio abacate em fatias. Lavámos uma alface pequena, e... that's all folks. Utilizei folhas de arroz tradicionalmente usadas para os chamados crepes vietnamitas, mas como fizemos um molho com soja, achei por bem denominá-los crepes asiáticos. Hidratei 7 folhas (uma de cada vez) em água morna durante cerca de 20/ 30 segundos, recheei-as com os legumes e a fruta previamente cortados e coloquei-os nos pratos.

 

No final, reguei os crepes com um molho feito à base de azeite, vinagre de arroz, tamari (molho de soja sem glúten), limão e umas pedras de sal. A combinação entre o abacate maduro, o doce da manga e o crocante dos legumes ficou maravilhoso, mas o molho por cima tornou a combinação explosiva. No bom sentido!! Apetecia comer mais e mais e mais. 

 

Os legumes e fruta que sobraram, transformámos numa saladinha para acompanhar. No fundo... mais do mesmo sem os crepes ;) Foi um óptimo jantar, leve e fresco, mas que nos encheu as medidas. No Verão havemos de repetir, sem dúvida, e até lá uma vez por outra, para matar os desejos.

 

 

IMG_20151113_202730

 

 

Ingredientes (1 jantar para 2):

7 folhas de arroz

1 cenoura

1 alface pequena

1/2 pepino

1/2 abacate maduro

1 manga madura

Vinagre de arroz (cerca de 1/5 da medida de azeite)

Tamari/ molho de soja(cerca de 1/5 da medida de azeite)

Azeite, e uma pitada de sal

Umas gotas de limão

 

Boas receitas!