Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

"Cheesecake" Vegan de Ameixa

Lembram-se de ter publicado um destes dias uma foto do gelado de arroz com crumble de côco? Podem encontrá-lo no facebook ou instagram do blog, mas de qualquer forma, esse mesmo crumble de côco serviu de base para este "cheesecake" vegan, que levámos para um jantar em casa duns amigos, e que estava - modéstia à parte - maravilhoso!!

 

A base, como referi, é de côco. No fundo é uma espécie de nougat de côco, mas que, quando desfeito, se assemelha a um crumble. Foi feito com 1 chávena de farinha de côco e 2 colheres de geleia de côco que fritei uns minutos com uma colher de óleo de côco até caramelizar. Fica delicioso polvilhado em cima dum gelado sem lactose como o de arroz da Naturattiva que comprei no Celeiro (e que se vê nesta foto), mas sobrou bastante "crumble" e decidi usá-lo como base do cheesecake.

 

Dica: não convém comprimir muito o crumble porque quando arrefece fica duro, e torna-se difícil cortar. Se isso acontecer, basta uns minutos no micro-ondas e ele volta a amolecer o suficiente para se conseguir desfazer em migalhas. Felizmente apercebi-me antes de colocar as restantes camadas e a coisa resolveu-se facilmente ;)

 

Em cima desta base de côco, coloquei um creme de tofu e tâmaras, semelhante ao que publiquei aqui: http://receitastolerantes.blogs.sapo.pt/creme-de-tofu-com-canela-28731. Em vez do tahini, coloquei 2 colheres de sopa de leite de amêndoa, que tornou a mistura bastante cremosa e ajudou na altura de barrar em cima do crumble.

 

A terceira e última camada foi uma compota de ameixa caseira que levou 3 ameixas, sem casca, 50g de pasta de tâmara, 1 colher de sopa de geleia de côco e 1/2 copo de água. Deixei cozinhar durante cerca de 20 minutos, e deixei arrefecer um pouco antes de juntar às restantes camadas.

 

Por fim, levei o cheesecake ao frigorífico durante umas horas, e servi bem fresquinho :) 

 

 

IMG-20160813-WA0027.jpg

 

 

IMG-20160813-WA0021.jpg

 

IMG-20160813-WA0032.jpg

 

Ingredientes:

Base/ crumble/ nougat de côco:

1 chávena de farinha de côco

1 colher de sopa de óleo de côco

2 colheres de sopa de geleia de côco

 

Recheio/ Creme Doce de Tofu com Canela (adaptado):

130g de tofu

25g de pasta de tâmaras

1 colher de sopa de geleia de côco

1 colher de café de canela

1 colher de café de pasta de baunilha

2 colheres de sopa de leite de amêndoa

 

Camada superior/ Compota de Ameixa:

3 ameixas vermelhas

50g de pasta de tâmara

1 colher de sopa de geleia de côco

1/2 copo de água

 

Boas receitas! E bom resto de fim de semana prolongado ;)