Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Caril de Legumes com Tofu

Adoro fazer caril no Inverno. Para mim, é o sinónimo de "comfort food". E gosto especialmente de fazer uma versão veggie, cheia de legumes e especiarias, que me deixe satisfeita, e ao mesmo tempo não me faça sentir enfartada. Não há melhor que sentar no sofá com uma manta quentinha, música ambiente ou um bom filme, e uma taça de caril, sempre acompanhado de um arrozinho. Basmati, de preferência. As minhas versões preferidas são o caril de lentilhas, e o de grão - receitas aqui e aqui.

 

Desta vez, optei pelo tofu. Começei por saltear 2 dentes de alho numa colher de chá de óleo de côco, e assim que começou a dourar, juntei 1 colher de sopa de pasta de caril amarelo (se preferirem, podem juntar garam masala, ou uma mistura de caril em pó, acafrão, coentros em pó, entre outras especiarias, que fica delicioso na mesma), e 2 cenouras médias cortadas em pedaços pequenos. Deixei fritar uns minutos e juntei 3 ou 4 talos de aipo picados, e 1 beringela cortada em cubos. Passados 5 minutos, juntei 3 colheres de sopa de polpa de tomate, 1 lata de leite de côco, sal, e uma colher de café de cominhos, só porque adoro, e uns 6 ou 8 alperces secos e deixei cozinhar meia hora. Entretanto fui juntando água, para evitar que secasse, e corrigindo o sal.

 

Passada essa meia hora, juntei o tofu cortado em cubos pequenos, deixei apurar mais uns minutos (5 ou 10), desliguei e juntei uma mão cheia de salsa fresca. O arroz que fiz para acompanhar também levou bastante salsa fresca. Adoro a combinação do caril com a salsa ;)

 

O tofu, como seria de esperar, absorveu os sabores do caril, e ficou bem levezinho, quando comparado com a versão com grão e lentilhas (embora continue a ser apaixonada por estas, especialmente para os dias mais frios!!). Ficou bem doce, mas o contraste com com o picante do caril amarelo é maravilhoso ;)

 

IMG_20170131_191935.jpg

 

Ingredientes:

2 dentes de alho

1 colher de chá de óleo de côco

1 colher de sopa de pasta de caril amarelo (ou garam masala, ou pó de caril, acafrão e outras especiarias a vosso gosto)

2 cenouras médias

3 talos de aipo

1 beringela

1 colher de chá de cominhos

3 colheres de sopa de polpa de tomate

1 lata de leite de côco

400g de tofu

6 ou 8 alperces secos

1 chávena de água

Sal a gosto

Salsa fresca

 

Boas receitas!