Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Caril de Grão (sem Leite de Côco)

Acho que a receita que mais fazemos lá por casa no Inverno é caril. De qualquer forma e feitio. É um prato prático de fazer, saudável, e que se pode tornar muito barato, especialmente se estivermos a falar das versões vegetarianas. Se usarem legumes da época, e grão ou lentilhas, conseguem fazer uma refeição nutritiva para vários dias por meia dúzia de euros ;) win-win. Já para não falar que não há nada mais confortante no Inverno que um prato fumegante de caril com arroz basmati.

 

Geralmente juntamos todos os legumes que temos no frigorífico, sem discriminação, mas tendemos a recair muito sobre a couve flor, abóbora, curgete e aipo porque temos quase sempre uma combinação dos 4 no frigorífico, e porque funcionam maravilhosamente com tudo. Costumo utilizar leite de côco no caril, mas neste caso, já os preparativos iam a meio, apercebi-me de que não tinha leite de côco, e o improviso ficou tão bom que tive de partilhar ;)

 

Começei por picar um dedo de gengibre e curcuma em fatias pequenas, e saltear uns minutos com uma colher de chá de óleo de côco, e muitas especiarias!! Usei anis, funcho, cardamomo e pó de caril,mas podem adaptar ao que tiverem disponível em casa. Fritei tudo uns minutos, acrescentei uma chávena de leite de arroz, e deixei apurar. Como usei as especiarias quase todas inteiras ou em semente, escorri o molho (que no fundo não é mais do que um leite dourado com caril ;)) e reservei.

 

No mesmo tacho coloquei uma abóbora manteiga picada - como é orgânica, mantive a casca - 5 ou 6 talos de aipo picados, e uma curgete. Juntei sal e pimenta, tapei, e cozinhei os legumes 10 ou 15 minutos antes de juntar 1 lata de grão escorrida e lavada, e o molho de caril. E para o toque especial, juntei uns 8 alperces secos picados em pedaços pequenos. Se não tiverem alperces, sugiro passas, ameixas secas ou manga (como neste caril de perca). Entretanto juntei um pouco de água, corrigi os temperos e cozinhei tudo mais 10 minutos até ficar com aquela textura encorpada que eu gosto no caril. Mesmo no final, uns minutos antes de desligar, juntei umas folhas de tomilho fresco.

 

O tempo de cozedura pode e deve ser ajustado ao vosso gosto. Poderão cozinhá-lo menos tempo caso prefiram os legumes mais crocantes, e o molho mais líquido. Até chegar à textura que eu gosto, com um molho a tender para o grosso e os legumes bem cozidos, levou cerca de 25-30 minutos no total. Espero que gostem, fico a aguardar o vosso feedback!!

 

IMG_20180111_091918 d.jpg

 

IMG_20180111_091920 c.jpg

 

Ingredientes:

1 colher de chá de óleo de côco

1 chávena de leite de arroz

1 dedo de gengibre e curcuma picados

Anis, funcho, cardamomo - cerca de 1 colher de chá rasa de cada

2 colheres de chá de pó de caril

1 abóbora manteiga

5 ou 6 talos de aipo

1 curgete média

1 lata de grão

8 alperces secos

Tomilho fresco

Sal e pimenta

Água

 

Saltear as especiarias uns minutos, juntar o leite de arroz, apurar, escorrer e reservar. No mesmo tacho cozinhar os legumes uns minutos, juntar o grão, o molho de caril, os alperces secos, sal, pimenta, água, e cozinhar 10 ou 15 minutos. Servir bem quentinho, sobre uma cama de arroz basmati.

 

Outras sugestões: 

Caril de Grão e Cogumelos

Caril de Lentilhas com Couve Flor e Abóbora

Caril de Perca com Camarão e Manga

Caril de Legumes com Tofu

 

Boas receitas!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.