Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Caril de Grão e Cogumelos

Na 6ªf passada passei por uma loja Glood - não sei se conhecem, mas é uma loja com produtos internacionais - e não resisti a comprar um frasco de caril amarelo tailandês. No fundo é uma mistura de várias especiarias e vegetais (tirei foto para poderem ver a caixa, e os ingredientes), ao qual basta juntarem os legumes e a proteína que quiserem, uma lata de leite de côco e pumbas, explosão instantânea de sabor :)

 

No nosso caso, decidimos experimentar fazer com grão, e algumas coisas que tinhamos no frigorífico para gastar. Comecei por arranjar e laminar 3 cogumelos brancos (grandinhos a fugir para o gigantones) que tinha comprado, e saltear numa frigideira com um pouco de óleo de côco e alho picado. Assim que começaram a perder água a ficar com melhor cara, juntámos abóbora partida em cubos, curgete, uma mão cheia de coentros, e grão (usámos grão fresco cozido que tinhamos congelado, o equivalente a cerca de uma lata), e deixámos cozinhar cerca de 5/ 10 minutos até os legumes amolecerem um pouco. O P está sempre presente, é um ajudante 5 estrelas, portanto não estranhem as mudanças súbitas do singular para o plural.

 

Passados os 5 minutos, juntámos uma lata de leite de côco, cerca de 50g do preparado de caril, 8 ameixas secas partidas em pedaços, umas pedras de sal, e deixámos apurar cerca de 15/ 20 minutos. Quando estava quase pronto, lembrei-me que poderia ser interessante juntar amêndoas laminadas. Eu diria que foram cerca de 70g, mas não consigo garantir. Foi tão impulsivo que acabei com o pacote sem me lembrar de pesar.

 

Para acompanhar, arroz basmati. What else? :) Não coloquei muito sal, porque o molho estava ligeiramente picante, e desta forma ficou equilibrado. Diria mais... perfeito. No ponto. Delicioso :) Sem modéstia, porque no fundo limitei-me a juntar o preparado já feito a uma série de ingredientes, portanto o mérito é só parcialmente meu.

 

A reter: as ameixas e as amêndoas são fundamentais. O picante do molho contrastou maravilhosamente com a docura das ameixas, e a textura das amêndoas deu-lhe um toque especial. 

 

Eu não ganho comissão nas lojas Glood, e deverão deverão conseguir encontrar a pasta de caril noutros sítios. Algumas lojas Jumbo ou Pingo Doce têm secções de produtos orientais bem simpáticas. Ou então, divirtam-se a fazer a vossa própria pasta!! Depois contem-me que tal ;)

 

 

20160320_161856

 

IMG_20160322_215717.jpg

IMG_20160322_215710.jpg

 Também há caril vermelho e verde.

 

 

Ingredientes (deu para cerca de 3 refeições para 2):

1 lata de grão ou o equivalente

4 ou 5 cogumelos laminados (ou 3 gigantones como os meus ;))

1 curgete média

1/2 abóbora manteiga pequena

1 molho de coentros frescos

1 lata de leite de côco

50g de pasta de caril

8 ameixas secas

Cerca de 50 ou 70g de amêndoas laminadas

Sal q.b. (cuidado porque a pasta de caril já tem um sabor muito forte)

 

Arroz Basmati para acompanhar

 

 

Boas receitas!!