Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolonhesa de Cogumelos

Para variar um bocadinho da última leva de doces atrás de doces, desta vez temos uma refeição. Vegetariana. Como alguns já sabem, temos reduzido drásticamente o nosso consumo de carne e peixe em casa, e procuramos alternativas vegetarianas completas e nutritivas. Com o frio, começa a apetecer pratos mais ricos e quentes como esta bolonhesa de cogumelos que fizemos o fim de semana passado.

 

Geralmente utilizamos cogumelos frescos, mas tínhamos meio saco de cogumelos congelados bio, e aproveitámo-los para esta receita. Salteei-os no wok com 1 fio de azeite, e molho de soja até soltar grande parte da água, cerca de 5 minutos. Antes de juntar os restantes ingredientes, retirei grande parte da água, e deixei fritar um minuto em lume alto. Depois juntei 1 curgete média, 4 botões de tomate seco picados, cebolinho, oregãos, manjericão e tomilho (secos), 2 colheres de sopa de pimenta da terra, polpa de tomate, uma pitada de sal e pimenta, 1 chávena de água, e deixei cozinhar cerca de 15/ 20 minutos.

 

A pimenta da terra, aproveito para referir, é uma espécie de polpa de pimento vermelho picante, e adocicado ao mesmo tempo, que compramos nos Açores. Costumamos ir lá mais ou menos regularmente, e trazemos sempre de volta alguns sacos connosco. Podem perfeitamente omiti-la, ou substituir por massa de pimentão, ou pimento vermelho picado, por exemplo.

 

Quando o molho estava quase pronto, cozemos um ninho de massa de arroz (usámos massa pho)  - cerca de 2 ou 3 minutos apenas, juntámo-la ao molho, e deixámos cozinhar mais 1 minuto ou 2. A massa pho é uma massa muito utilizada na cozinha Vietnamita que é muito sensível e facilmente coze demais, se desfaz, ou fica colada. Daí que, idealmente, esta massa deve ser comida com calda, estilo sopa asiática, ou com bastante molho, para ficar soltinha e húmida. No primeiro caso, o ideal é juntá-la diretamente no caldo, ainda a ferver, e ela coze no próprio caldo; no segundo caso, convém que coza pouco antes de a juntar ao molho, para evitar que fique demasiado "passada". Estas são algumas das dicas que tenho aprendido nos últimos anos, à base de tentativa e erro. Já comemos massas muito mázinhas cá por casa antes de atinarmos com ela ;)

 

Finalmente, sugiro polvilhar com um pouco de levedura para lhe aquele toque cheezy, e que a comam logo porque, mais uma vez, esta massa tende a ficar menos agradável quando muito cozida, e o mesmo acontece quando é reaquecida.

 

IMG_20171111_200758 c.jpg

 

Ingredientes:

Cerca de 200 ou 300g de cogumelos congelados

1 fio de azeite

1 colher de sopa de molho de soja

1 curgete média

4 botões de tomate seco

Cebolinho fresco a gosto

250 ml de polpa de tomate

2 colheres de sopa de pimenta da terra (poderá ser substituído por massa de pimentão/ pimento vermelho)

Oregãos seco (1 colher de chá)

Manjericão seco (1 colher de café)

Tomilho seco (1 colher de café)

 

Saltear os cogumelos num fio de azeite e soja até soltar bastante água. Escorrer a água, fritar 1 minuto para alourar um pouco, e juntar os restantes ingredientes. Deixar cozinhar cerca de 15-20 minutos. Cozer a massa pho 2 ou 3 minutos, juntá-la ao molho, e deixar cozinhar mais 1 minuto. Servir de imediato.

 

Boas receitas!