Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Chocolate Vegan

Para mim, este é o melhor bolo de chocolate que conheço. "Roubei" a receita deste site e adaptei ligeiramente:

http://www.littlehouseliving.com/wacky-cake.html#_a5y_p=1146945 

 

A receita é muito simples e utiliza poucos ingredientes, portanto é ideal para fazer quando não temos muito tempo para ir às compras, e preparar as coisas com antecedência. Que no fundo é como eu gosto. Tudo muito simples e prático, sem prejuízo do sabor ;)

 

Em vez de óleo normal, uso óleo de côco, que o torna mais saudável e com aquela consistência mais rica, quase tipo brownie. E geralmente faço uma cobertura, não de chocolate, como sugerem na receita original, mas de compota de frutos vermelhos. O contraste dos frutos vermelhos com o chocolate fica perfeito.

 

Para fazer a compota de frutos vermelhos, colocar num tacho uma caixa de frutos vermelhos congelados, 3 colheres de sopa de acúçar, uma colher de vinho do porto branco, e duas colheres de sopa de água. Assim que levantar fervura, baixar e deixar cozinhar uns 10-15 minutos até reduzir e engrossar um pouco.

 

A cobertura não é obrigatória, mas funciona muito bem e ajuda a cortar o sabor intenso a cacau. E prepara-se em minutos. 

 

Picture1 b.jpg

 

 

Ingredientes:

3 chávenas de farinha de espelta (funciona muito bem com farinha sem glúten)

2 chávenas de açúcar mascavado

1/2 chávena de cacau em pó

1 colher de chá de sal

2 c. de chá de bicarbonato de sódio

1 c. de chá de baunilha em pó

2/3 de chávena de óleo de côco

2 chávenas de água

 

É só bater tudo no processador de comida - ou numa batedeira, ou à mão - e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 mins (dentro duma forma devidamente untada e forrada com papel vegetal no fundo, senão cola ;)). Assim que o palito estiver limpo, está pronto.

 

Compota de frutos vermelhos:

1 caixa de frutos vermelhos congelados

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de vinho do porto branco

2 colheres de sopa de água.

 

Colocar tudo num tacho em lume médio-alto até levantar fervura. Assim que começar a borbulhar, baixar e deixar cozinhar uns 10-15 minutos. Esperar que o bolo arrefeça completamente antes de a deitar por cima ;)

 

 

 ~~~~

 

Atualizado a 16/12/2017: também funciona bem com uma cobertura de "caramelo". Eu gosto muito da receita de caramelo de malte da Joana Alves. Já fiz a original e versões adaptadas e é sempre delicioso. Em baixo deixo uma versão baseada da receita da Joana, que fiz para o aniversário dum amigo.

 

Caramelo de Malte (adaptado da Joana Alves):

Colocar num tacho 300ml de leite de côco, 150ml de malte de cevada, 50ml de geleia de milho, 1 colher de café de baunilha em pó e uma pitada de sal. Deixar ferver uns minutos e peneirar 1 colher de chá de goma xantana para ajudar a engrossar e ir mexendo bem para evitar que ganhe grumos. Deixar ferver uns minutos e desligar. Podem coar para ficar com uma textura mais suave.

  

DSC00746 b.jpg

 

DSC00801.JPG

 

DSC00860 b.jpg

 

DSC00872 b.jpg

 

 

 Boas receitas, bem docinhas ;) !!