Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolinhas Energéticas de Goji

Este fim de semana andei a limpar armários e dei de caras com algumas coisas que nem me lembrava que tinha. Nomeadamente 2 sacos cheios de sementes de goji cujo prazo de validade termina no final deste mês. Ora, mesmo que eu colocasse goji em todos os pequenos almoços e lanches até ao fim do mês, acho que seria difícil gastar tantas sementes e então optei por demolhá-las. Coloquei um saco (125g) a demolhar numa chávena de água dum dia para o outro. Para fazer o quê, perguntam e bem? Não fazia ideia, mas pareceu-me bem. 

 

No dia seguinte, à falta de tempo e de ideias melhores, resolvi-me pelas bolinhas energéticas. Triturei as goji, com a água no processador, e juntei 260g de farinha de amêndoa, 100g de pasta de tâmara e uma chávena de sementes germinadas da Cem Porcento, e voltei a processar até ficar com uma pasta compacta mas uniforme. Levei a pasta ao frigorífico umas horas porque estava apertada de tempo, mas poderão formar as bolinhas de imediato e só depois refrigerar. A pasta é suficientemente compacta para moldar de imediato. 

 

Depois de formadas as bolinhas, envolvemos em cacau, ou alfarroba. Apesar de ambas as versões terem ficado muito boas, as de alfarroba são, sem dúvida, as melhores. Uma delícia! Congelámos parte das bolinhas e as restantes têm sido a nossa companhia para o lanche ao longo desta semana. Uma excelente companhia ;)

  

 

IMG_20170430_163136 b.jpg

20410670_0AOH0 b.jpg

 

Ingredientes: (cerca de 20 bolinhas)

125 g de sementes de goji

1 chávena de água

1 chávena de sementes germinadas (poderão usar sementes normais)

260g de farinha de amêndoa

100g de pasta de tâmaras ou tâmaras descaroçadas

Cacau e alfarroba q.b.

 

Demolhar as sementes de uma dia para o outro na água.

No dia seguinte, triturar tudo, formar bolinhas, envolver em cacau e alfarroba, e disfrutar! ;)

 

Boas receitas!