Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolachas de Dióspiro (sem lactose nem glúten)

Os últimos dias tenho andado meia em baixo de forma (ainda estou) pelo que não consegui publicar esta receita antes. Mas assim foi da forma que criei suspense ;) Estão super curiosos não estão? :)

 

Fiz as bolachinhas para um lanche de família que tive no feriado. Foi tão bom. Daqueles lanches onde revemos família que está longe, e matamos saudades dos tios e primos que infelizmente, vemos menos do que gostaríamos. Alimentou-me a alma :)

 

No fim de semana anterior tinhamos ido a casa dos pais do P, que têm um diospireiro. E como está mesmo na época deles, trouxemos uns quantos bem madurinhos, prontos a comer. Para esta receita usei 2 diospiros gorditos. Retirei a polpa e coloquei no processador de comida com 1 colher de chá bem cheia de canela, 1 colher de sopa de linhaça que hidratei em 4 colheres de sopa de água (preparei uns minutos antes de começar a receita, para dar tempo de absorverem a água e funcionarem como substitutos dos ovos, ou como "cola" para unir a receita), uma pitada de noz moscada e cravinho, 1 chávena de farinha de amêndoa, 1/2 chávena de farinha de milho e outra de xarope de ácer. Por fim adicionei 1 colher de sopa de óleo de côco e 1 colher de café de pasta de baunilha.

 

Bati tudo no processador, levei a forno 15 minutos a 180º, e deixei arrefecer bem antes de os retirar do tabuleiro. Como são bastante chewy (a textura ficou estilo brownie por dentro - um delicioso brownie de diospiro com canela, nham nham), podem desfazer-se se lhes mexermos demasiado cedo.

 

Dica para os mais gulosos (houve 2 que se manifestaram na festa ;)), se acharem que estão pouco doces, coloquem um fio de mel ou de geleia de côco por cima!! :)

 

Fora os 2 gulosos que se manifestaram contra o nível de açúcar, as bolachas foram um sucesso e desapareceram num piscar de olhos ;)

 

Fico à espera que as experimentem e me digam que acharam!! :)

 

IMG-20161101-WA0019.jpg

 

 

IMG-20161101-WA0032.jpg

 

Ingredientes:

2 dióspiros sem casca

1 colher de chá bem cheia de canela

1 colher de sopa de linhaça + 4 colheres de sopa de água

1 chávena de farinha de amêndoa

1/2 chávena de farinha de milho

1/2 chávena de xarope de ácer

1 colher de sopa de óleo de côco

1 colher de café de pasta de baunilha

1 pitada de noz moscada e cravinho

 

Boas receitas!