Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Beringela recheada com Trigo Sarraceno e molho de Caril

Ontem deu-me a inspiração divina. No espaço de pouco mais de uma hora fiz o jantar, almoço de hoje e almoço para 5ª e 6ªf. Três pratos no espaço de 1h parece-me um bom negócio. Enquanto assava espargos para o jantar (o resto estava praticamente feito), começei por dar um golpe dum lado ao outro duma beringela que tinha comprado, e colocá-la no microondas durante 5 minutos para amolecer. Cortei meia curgete média em cubos e reservei metade (ou seja 1/4) para a outra receita. 

 

Assim que a beringela estava pronta, abri, retirei o interior que cortei em pedaços pequenos e juntei à curgete, que coloquei a saltear numa fridigeira com um fio de azeite e 2 dentes de alho picados. Acrescentei 4 colheres de sopa cheias de trigo sarraceno que estava previamente cozido e que temos estado a comer ao pequeno almoço. Voltarei a esse tema num post posterior ;) Depois temperei tudo com caril, acafrão, sal, pimenta e assim que a curgete amoleceu um pouco, acrescentei 2 colheres de chá de queijo creme sem lactose. Envolvi tudo, recheei a beringela, e coloquei-a no forno durante 15 mins a 180º. 

 

A seguir, coloquei no forno uma batata doce para cortada em rodelas, dentro duma espécie de "papelote" de papel de prata, durante cerca de meia hora. Costumo assar a batata doce inteira. Fica muito mais saborosa e não necessita de acrescentar qualquer tipo de gordura. Esta solução acabou por ser mais rápida, e com o "papelote" também cortei na gordura e consegui preservar a maioria do sabor.

 

O escalonamento do forno foi uma obra de arte por si só. Começámos com os espargos a ocupar metade do tabuleiro, e um pirex com cogumelos e molho de tomate e vegetais a ocupar a outra metade (amanhã público a receita ;)).  15 mins para os espargos, que saem e entra a beringela durante mais 15 mins. Entretanto os cogumelos borbulhavam alegremente. Sai a beringela entra a batata doce durante 30 mins. Entretanto saem os cogumelos, junto a massa, envolvo bem e coloco linhaça por cima e volta para o forno para tostar mais 15 mins. 15 mins depois o forno estava desligado. Ou seja, se quisermos ser rigorosos, os 3 pratos demoraram um total de 1h no forno, mais 2 ou 3 minutos para preparar os espargos. Tudo o resto foi feito no meio deste processo, e ainda jantámos entretanto. Fiquei muito orgulhosa no nosso tempo record ;) 

 

Resultado final: a beringela com batata doce ficou uma maravilha. Têm mesmo de experimentar!! E se fizerem apenas esse prato, conseguem assar a batata enquanto preparam a beringela, e depois colocá-las em ameno convívio no forno, e em meia hora têm o pitéu pronto :)

 

 

IMG_20151103_224307

 

 

Ingredientes (para 2):

1 beringela

4 colheres de trigo sarraceno cozido

1/4 de curgete média ou 1/2 pequena

2 colheres de chá de queijo creme sem lactose

Caril e acafrão

Sal e azeite

2 dentes de alho

 

 

Boas receitas!!