Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Beringela recheada com Atum

Parece banal, mas acreditem quando vos digo que estava mega yummi :) As minhas beringelas recheadas começam sempre da mesma forma. Lavo-as muito bem, faço um corte dum lado ao outro, mas sem abrir totalmente, isto é, deixo o topo intacto para ela se aguentar fechada. Depois levo ao microondas cerca de 6-7 minutos. Aprendi este truque com o Jamie Oliver, de quem sou mega fã, num dos seus muitos programas. Desta forma, antes sequer de irem ao forno, as beringelas já estão praticamente cozinhadas, não correndo o risco de ficarem com textura de borracha, o que se torna muito desagradável na hora de comer. Para além disso, torna-se muito mais fácil retirar o interior.

 

Voltando à receita. Passados os 6-7 minutos no microondas, deixei-a arrefecer um pouco, abri-a totalmente para ficar com as duas metades prontas a rechear, retirei o interior e reservei. Numa frigideira coloquei uma colher de óleo de côco e 2 ou 3 anchovas, que se desfizeram totalmente em menos de nada. Depois juntei uma lata de atum ao natural, escorrida, o interior da beringela, partido em pedaços pequenos, 3 tomates secos cortados em pedaços, uma colher de chá de harissa, e cerca de 4 ou 5 colheres de sopa de polpa de tomate. Temperei tudo com oregãos secos, manjerição seco e um pouco de sal e deixei refogar uns minutos. 

 

Entretanto, coloquei um fio de azeite num pirex de vidro, dispus as beringelas lado a lado, recheia-as e finalizei com umas pedacinhos de queijo sem lactose. Usei uma fatia de queijo para ambas as metades, ou seja 1/2 fatia em cada. Partida em pedaços bem pequenos e distribuidos carinhosamente por toda a beringela, acreditem que é o suficiente :) Por cima, coloquei umas folhas de manjericão fresco.

 

15 minutos num forno pré-aquecido, a cerca de 180º-200º, e a magia aconteceu ;)

 

Ficaram deliciosas, acompanhadas de arroz, e uma saladinha de espinafres frescos.

 

 

IMG_20160515_200617 b.jpg

 

 

Ingredientes:

1 beringela

2-3 anchovas

1 lata de atum ao natural

3 tomates secos

1 colher de chá de harrisa

4-5 colheres de sopa de polpa de tomate

1 fatia de queijo sem lactose

Oregãos e manjericão secos

Manjericão fresco (6 ou 7 folhas)

1 colher de chá de óleo de côco

1 fio de azeite

Sal q.b.

 

Boas receitas!!