Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Barrinhas de Limão e Côco

Esta semana estive (ainda estou) de dieta forçada por causa dum raio dum bicho que apanhei e tarda em desparecer. Confesso que sou um bocadinho impaciente e detesto estar restringida na alimentação. Sem fruta e legumes em quantidade, mas especialmente em grande variedade, não sou ninguém ;)

 

Mas lá por eu estar de dieta, não quer dizer que vocês estejam. E o coitado do P também não tem de sofrer. Diz quem provou, que estas barrinhas de limão e côco estavam uma maravilha. Aqui entre nós não resisti e provei um cantinho e ai Jesus que quase perdia todo o autocontrolo, mas felizmente consegui superar o desafio ;)

 

A "base" destas barrinhas foi esta receita de Quadradinhos de Limão, mas adaptada para uma versão sem glúten, sem lactose, e sem açúcar refinado. A adição de açúcar de côco e óleo de côco deu-lhe um sabor e textura bastante diferentes das originais, mas igualmente deliciosas. O sabor a côco é subtil, e complementa o limão duma forma maravilhosa.

 

Fiz o dobro da receita original com as seguintes substituições: na base, em vez de manteiga de soja usei 120g de óleo de côco + 40g de ghee/manteiga clarificada só para lhe dar aquele toque mais amanteigado (duh). Na cobertura, substituí o açúcar mascavado por açúcar de côco mas cortei um pouco porque o açúcar de côco tem um sabor mais forte. Usei cerca de 300g. No final, depois de arreferecerem e as cortar, polvilhei-as com côco ralado.

 

Chamei-lhes barrinhas para as diferenciar da receita original, e porque barrinhas dá-lhes um ar mais saudável. Não concordam? ;)

 

 DSC00189 b.jpg

 

 

DSC00138 b.jpg

 

 

DSC00199 b.jpg

 

 

Ingredientes:


Base

100g de farinha côco

200g de farinha sem glúten

100g de açúcar de côco

120g de óleo de côco

40g de manteiga clarificada

 

Cobertura

Sumo de 4 limões

300g de açúcar de côco

60g de farinha sem glúten

2 ovos

 

Côco ralado para polvilhar

 

Para fazer a base, misturar as farinhas, o açúcar de côco, e o óleo de côco e manteiga derretidos. Envolver bem e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Calcar bem com uma espátula até ficar com menos de 1cm de altura (ajuda se colocarem uma outra folha de papel vegetal por cima). Levar ao forno cerca de 10-15 mins a 170º. Deixar arrefecer uns minutos.

 

Entretanto preparar a cobertura. Misturar o sumo dos 4 limões, o açúcar de côco, a farinha e os ovos com ajuda duma vara de arames. Verter por cima da cobertura, e levar ao forno mais 25-30 minutos.

 

Polvilhar com côco ralado antes de servir.

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.