Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Aveia assada com Abóbora

Os pais do P trouxeram-nos mais coisinhas boas biológicas, entre elas duas abóboras maiores que a minha cabeça. Aliás, já tínhamos uma enorme em casa, e este fim de semana trouxeram outra. Para evitar que se estragassem, ontem fizémos uma sessão de culinária com a abóbora gigantone. A primeira, que já estava aberta. A outra está fechada, e esperemos que se aguente assim umas semanas, pelo menos até voltarmos de férias. Está quaseeeee!!! :D :D :D

 

Voltando à gigantone. Já tínhamos utilizado uma parte, mas ainda assim tínhamos muita abóbora. Arranjámo-la toda e congelámos o que dava. Dois ou três sacos. O que sobrou dividi entre o maior tacho que temos, e um pirex para ir ao forno. No primeiro fiz compota de abóbora com canela. Um dos frascos está visível na fotografia abaixo, mas deu para mais de 4 frascos daqueles!! Temos doce para uns bons meses ;)

 

Ao pirex juntei o sumo de 1/2 limão, 6 colheres de sopa de xarope de ácer, 2 colheres de chá rasas de canela, e uma cheia de extrato de baunilha e deixei cozinhar no forno a 180º cerca de 45 minutos. Findo este tempo, desfiz a abóbora com um garfo até formar uma camada no fundo, coloquei 1 chávena de aveia por cima, e duas e meia de leite sem lactose, e deixei cozinhar mais 30 minutos. Cinco minutos antes de desligar, espalhei uma colher de sopa generosa de açúcar mascavado por cima, e aumentei a temperatura, para caramelizar.

 

Ok. Não é uma receita rápida. Admito que foge um bocadinho ao meu mantra: "simples, rápido e saudável" ;) E também não é uma receita propriamente de Verão. Mas vale bem a pena. Confiem em mim! Não estava demasiado doce, para mim estava o ideal para um pequeno almoço, mas os mais gulosos podem aumentar a quantidade de açúcar mascavado que acrescentam no final, ou de xarope de ácer no início. Deixo ao vosso critério :) 

 

Fica a dica para o Outono ou para quando tiverem abóbora para gastar ;)

 

 

IMG_20150818_084127

 

IMG_20150818_084352

 

 

Ingredientes (cerca de 3 pequenos almoços para 2 pessoas):

800g de abóbora

Sumo de 1/2 limão

6 colheres de sopa de xarope de ácer

2 colheres de chá de canela (rasas)

1 colher de chá de extrato de baunilha (cheia)

1 chávena de aveia

2 chávenas e meia de leite sem lactose, vegetal ou outro

1 colher de sopa de acúcar mascavado

 

Forno a 180º. 45 mins para assar a abóbora + 30 com a aveia + 5 para caramelizar.

 

Boas receitas!