Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Arroz de Polvo "à minhaaaaa maneiraaaaa"

Perceberam a referência?? ;) (Cantar com entoação da música dos Xutos e Pontapés ;)) E agora??? ;) Brincadeiras à parte, eu gosto sempre de dar um twist mais saudável aos pratos tradicionais, nomeadamente retirando enchidos, bacon, e natas (por exemplo) das receitas e incorporando legumes, vegetais, fruta sempre que possível. Apesar de não dispensarmos o ocasional arroz de polvo tradicional quando jantamos fora, procuramos compensar as "asneiras" em casa, seguindo uma alimentação mais equilibrada no dia-a-dia. Equilíbrio é a palavra de ordem cá de casa :)

 

Como todos os bons pratos de inverno, este arroz começou com um refogado. Salteei um pimento vermelho num fio de azeite, ao qual juntei uma mão cheia de talos de aipo, e meia curgete picados. Ao refogado adicionei o polvo, que tinha ficado a demolhar durante algumas horas, cortado em pedaços (aproveitei um polvo seco que tínhamos congelado, mas poderão fazer a mesma receita com polvo normal congelado), temperei-o com 2 colheres de sopa de pimenta da terra, umas pedras de sal, meio pacote de polpa de tomate e um bom gole de vinho branco e deixei ferver uns minutos até ao alcool evaporar. Em seguida acrescentei 2 ou 3 chávenas de água e deixei o polvo cozinhar cerca de 45 minutos antes de juntar o arroz (à falta de carolino, usei agulha). Antes de desligar, corrigi o sal e a pimenta, aumentei o lume para o máximo até levantar fervura, e retirei do lume, deixando-o tapado mais 5 minutos para o arroz terminar de cozinhar (já com o lume desligado).

 

Se utilizarem polvo congelado, idealmente deverão cozinhar o polvo na panela de pressão. E reza a lenda que, para ficar macio, se deve submergir o polvo na água quente e retirar algumas vezes para se habituar à temperatura, antes de o colocar de vez na panela e deixar cozinhar durante 30 -40 mins. 

 

IMG_20161127_224103.jpg

 

Ingredientes:

1 polvo

1 pimento vermelho

1 mão cheia de talos de aipo

1/2 curgete

2 colheres de sopa de pimenta da terra

1/2 pacote (cerca de 100ml) de polpa de tomate

1 chávena de arroz

Vinho branco

Sal e pimenta a gosto

 

Boas receitas!