Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

[2 sopas ultra rápidas] Creme de Cenoura com Gengibre e Creme de Ervilhas com Hortelã

Não há nada mais aconchegante no Inverno do que uma boa sopa, bem quentinha. De preferência acabada de fazer. Mas nem sempre tenho chegado a casa a tempo de preparar os legumes, cozer a sopa, e jantar a horas decentes.

 

Inspirada por um showcook a que fui um destes dias, no Kiss the Cook, em que preparámos uma sopa em 15 minutos, tenho andado a fazer experiências. Estas 2 sopas foram o resultado disso. A regra base é: usar poucos legumes (apenas o suficiente para uma refeição, duas no máximo), pouca água, e com a fiel ajuda do processador de comida triturar os legumes bem finos para que cozinhem em 10-15 minutos. Depois é só passar, corrigir temperos e juntar mais água se necessário.

 

A primeira sopa foi a que decorreu diretamente do showcook, com umas pequenas adaptações. Usei 3 cenouras e 2 pastinagas - que poderão substituir por curgete, nabo ou outro legume da vossa preferência - um pouco de gengibre e uma mão cheia de coentros.

 

A segunda, surgiu dum desejo súbito de comer um creme de ervilhas. Nesta usei 2 cenouras, 1 cabeça pequena de brócolos, 1 cebola, 1 lata de ervilhas, e hortelã fresca.

 

Em ambos os casos, triturei os legumes no processador, como referi, e cozi-os em pouca água. No final, depois de passar, consoante a consistência desejada, juntei mais água, um fio de azeite e sal. Em 15 minutos o jantar estava pronto. Sopa quentinha, acabada de fazer, e sem grande esforço!!

 

 

IMG-20161206-WA0029.jpg

 

 

IMG-20161206-WA0002.jpg

 

 

Ingredientes:

 

Creme de cenoura com gengibre

3 cenouras médias

2 pastinagas médias

4 ou 5 fatias finas de gengibre

1 mão cheia de coentros

Sal e azeite

 

Creme de ervilhas com hortelã

2 cenouras médias

1 cabeça de brócolo pequena

1 cebola

1 lata de ervilhas

Algumas folhas de hortelã fresca

Sal e azeite

 

Boas receitas!